sábado, 9 de fevereiro de 2013

ALBUFEIRA | Cemitério lotado, despesas pela hora da morte


A Câmara Municipal de Albufeira está a braços com falta de espaço para enterrar as pessoas que morrem no concelho. O cemitério de Albufeira serve as freguesias de Olhos de Água, Ferreiras e Albufeira.

A promessa da criação de um Crematório continua em cima da mesa, bem como a de um cemitério em Ferreiras.


Mas o mais complicado é que os familiares dos mortos enterrados há apenas quatro anos e poucos meses estão a receber cartas registadas para levantarem as ossadas, contrariamente ao que acontecia até aqui, em que as ossadas eram levantadas apenas cinco anos depois.


A autarquia de Albufeira decidiu agora seguir à risca a Lei n.º 411/98 de 30 de Dezembro, segundo a qual as ossadas devem ser levantadas 3 anos após o enterro e se não estiverem em condições, o corpo volta a ser enterrado e assim sucessivamente por períodos de dois anos até o corpo estar totalmente decomposto. Em cada situação, é sempre a pagar. Foi esta a forma encontrada para arrecadar receitas?

No entanto, a autarquia sabe muito bem que o terreno do cemitério não tem condições para consumir os corpos. Aliás, há corpos que foram a enterrar há 17 anos e os corpos estão na mesma. Outros, ficam por baixo, não são levantados e os familiares pagam mais uma taxa de 100 euros mais 50 euros para abertura da cova.

Ora vejamos, o negócio da morte, o funeral, custa muito dinheiro. Começa a partir de 1400 euros e depois é sempre a subir. Depois, a campa tem um custo a partir de 375 euros, a mais barata. Acresce a licença da campa, que são mais 50 euros. Colocar um livro, custa mais 50 euros.

Levantar as ossadas custa 100 euros. Se o corpo ainda não foi consumido, não estando em condições de ser levantado, tem que ser colocado novamente na campa. Desta vez, a câmara não leva nada mas as pessoas têm que pagar 250 euros a quem coloca a lápide.

Dois ou três anos depois, toca a pagar mais 100 euros para levantar as ossadas mais 50 euros para abertura da cova.

As ossadas são depois depositadas num ossário, que é alugado por 5 euros ao mês (60 euros anuais).

Os gavetões são comprados a 350 euros.

Assim, não dá. É urgente um crematório. Caso contrário, é melhor não morrer.

Al-Fachar