quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

IV Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas


“O Diálogo das Profissões de Saúde na Resposta às Feridas Crónicas”
Dias 8 e 9 de Março de 2013
Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa
ALBUFEIRA - ALGARVE - PORTUGAL


Cerca de um milhar de congressistas de todo o mundo analisam a importância do diálogo entre as profissões de saúde, na resposta às Feridas Crónicas em Portugal.

A ELCOS - Sociedade de Feridas (ELCOS), o ULCUS - Centro de Estudos e Investigação em Feridas (ULCUS) e a Universidade do Algarve promovem nos dias 8 e 9 de Março, em Albufeira o IV Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas, este ano subordinado ao tema: “O Diálogo das Profissões de Saúde na Resposta às Feridas Crónicas”.

Perante esta convocatória da ELCOS, espera-se, a participação de aproximadamente mil congressistas de todo o mundo, representando dez associações de feridas crónicas de Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos da América, para refletir sobre a importância do “Diálogo das Profissões de Saúde na Resposta às Feridas Crónicas”.

Na última década, a problemática das feridas crónicas ganhou uma importância relevante nas equipas de saúde, quer pela evidência científica então adquirida, quer pelas implicações financeiras e legais que tal problemática envolve para os profissionais e instituições de saúde, quer ainda pela degradação da qualidade de vida, que provoca nos cidadãos doentes e na economia nacional.

Assim, nos próximos dias 8 e 9 de Março, em Albufeira, cirurgiões, gerais e vasculares, dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e podologistas entre outros profissionais, apresentarão, conferências, debaterão em workshop’s, simpósios e mesas redondas, a realidade nacional e o impacto europeu das feridas crónicas nos sistemas de saúde, abordando esta realidade nos contextos da qualidade de vida dos doentes, formação dos profissionais, gestão clínica e investigação, perspetivando uma gestão sustentada de recursos nas instituições de saúde.

O Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas constitui ainda uma plataforma para ligar instituições de ensino, de saúde e sociedades científicas, através de ações de cooperação entre as instituições. Procura-se, desta forma, desenvolver os mecanismos ou sensibilidades necessárias à investigação das práticas clínicas e à atualização permanente dos contextos laborais e da sua transformação. Neste desiderato, serão assinados Protocolos de parceria entre a ELCOS, instituições de ensino, de saúde e outras sociedades/associações científicas.

Juntam-se a esta iniciativa, organizada pela Sociedade de Feridas, Centro de Estudos e Investigação em Feridas e Universidade do Algarve, a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Farmacêuticos e a Ordem dos Médicos, sendo ainda acarinhada com o alto patrocínio do Ministério da Saúde.

A Comissão Organizadora