quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ALBUFEIRA | Novo projeto do Programa Escolhas: Pescador de Sonhos



A APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve lançou uma candidatura à 5ª Geração do Programa Escolhas, uma iniciativa do Governo de Portugal que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.


O projeto aprovado e que agora arranca denominado Pescador de Sonhos é resultado de uma candidatura em consórcio composto pela Câmara Municipal de Albufeira, a Junta de Freguesia da Guia, o Agrupamento de Escolas de Albufeira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a ZIR - Associação de Intervenção Social e Formação, o Guia Futebol Clube e a Praialgarve, Empreendimentos Turísticos, SA.

O projeto Pescador de Sonhos nasce de um diagnóstico participativo e de um conjunto de necessidades identificadas como prioritárias para o Concelho ao nível da redução do desemprego jovem e do combate ao absentismo e insucesso escolar. As propostas apresentadas enquadram-se assim, de forma multidisciplinar em 5 áreas estratégicas de intervenção, a inclusão escolar e a educação não formal; a formação profissional e a empregabilidade; a dinamização comunitária e cidadania; a inclusão digital e o empreendedorismo e capacitação.

A implementação do projeto que terá a duração de 3 anos partirá de dois locais estratégicos, um, na Escola Básica e Secundária de Albufeira o outro, localizado nas instalações do Imortal Desportivo Clube que funcionará como Centro de Recursos para a Vida Ativa @ Inclusão Digital (Cid@Net). Para além de um trabalho dedicado aos jovens, o projeto introduz o conceito de compromisso e inovação social na medida em que as entidades privadas, potenciais empregadoras, são convidadas a participar num processo de coresponsabilização institucional. A abordagem pretende combinar um ciclo de informação, educação não formal e formação tendo como objetivo promover a ocupação dos jovens seja pela via da educação ou da empregabilidade, potenciando a aquisição de competências empreendedoras.

O coordenador, Ricardo Neves (APEXA)