terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Gala do Desporto 2013 homenageou Ricardo Sá Pinto e Fernando Correia


Autarquia prestou homenagem a atletas, clubes e associações




No dia 1 de fevereiro, a comunidade desportiva do concelho voltou a reunir-se para mais uma edição da já tradicional Gala do Desporto.

Este ano, o evento contou com algumas novidades. O Pavilhão Desportivo de Albufeira foi o local escolhido para a realização do evento, por se tratar de um equipamento de referência em matéria de Desporto.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, salientou que o objetivo da Gala é, “por um lado, homenagear as pessoas ligadas ao desporto que se evidenciaram no passado mas, muito em particular, reconhecer o presente e preparar o futuro. Albufeira foi e é o município onde, há cerca de 10, 11 anos a esta parte, se tem investido exponencialmente na área desportiva. Este investimento visou, por um lado, a construção de infraestruturas. Investimos cerca de 25 milhões de euros em 14 novos equipamentos desportivos na última década. Apoiamos grandes provas nacionais e internacionais. Estas iniciativas são fundamentais para que Albufeira se afirme cada vez mais como um destino turístico desportivo, potenciando o desenvolvimento da economia local e minimizando os efeitos da sazonalidade. Mas o desporto não deve ter somente esta vertente. É fundamental reforçar também a ideia de inclusão, evidenciando que a prática desportiva se destina a todos. A cidade de Albufeira pertence aos seus munícipes, sendo que os espaços verdes já existentes na cidade e no concelho devem ser utilizados pelas famílias, não só para a prática de exercício físico mas também para momentos de convívio e lazer. O Desporto Escolar é outra vertente que importa valorizar, e muito. É importante apoiarmos a formação desportiva das camadas jovens e incentivá-las à prática do exercício físico. Até a população sénior tem merecido uma atenção especial por parte da autarquia”, deixando “uma palavra de apreço aos clubes deste concelho. Eles têm um papel fundamental na sociedade onde estão inseridos, contribuindo para a educação não formal. Por isso, ao longo dos últimos dez anos contribuímos com cerca de 10 milhões de euros. Hoje, apesar da conjuntura económica, continuaremos a apoiar as associações e os clubes dentro das nossas parcas possibilidades”, deixando uma palavra de reconhecimento e de agradecimento aos dirigentes, treinadores, pais e outros familiares que acompanham os jovens no desporto”.

José Carlos Rolo agradeceu ainda aos homenageados Ricardo Sá Pinto e Fernando Correia pelo que fizeram pelo desporto nacional, à Fundação Jack Petchey pelo apoio que tem dado aos clubes do concelho, a “quatro homens que muito deram a esta terra do ponto de vista desportivo em equipas nacionais e estrangeiras da 1.ª Divisão e através do futevólei profissional: Tó Manel; Bruno Xavier; Calita; e Miguel Serôdio”, a todos os atletas do concelho, presentes e ausentes e relembrando ainda o malogrado piloto de motociclismo Luís Carreira, agraciado em galas anteriores.

Quanto ao alinhamento, para além da homenagem a atletas, treinadores, clubes e associações do concelho que se destacaram na época 2011/12, nas mais diversas modalidades, o Município distinguiu personalidades nacionais e concelhias ligadas ao Desporto.

Ricardo Sá Pinto, ex-futebolista e treinador, e Fernando Correia, jornalista e comentador desportivo, foram homenageados pelo Município pelo contributo que têm dado para a afirmação do Desporto, através dos reconhecidos percursos profissionais.

A Gala do Desporto 2013 introduziu, ainda, um momento dedicado aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade), com o intuito de distinguir atletas, clubes e associações locais que, através da excelência do seu desempenho desportivo, têm enaltecido o concelho.


O evento foi pontuado por momentos de animação a cargo do Karaté Clube de Albufeira e do Grupo de Ginástica Acrobática da LUEL - Arte em Movimento.


Homenagem Personalidades Nacionais

RICARDO SÁ PINTO


Ricardo Sá Pinto foi dos jogadores mais carismáticos do Sporting Clube de Portugal, sendo apelidado na família Sportinguista de “Ricardo Coração de Leão”, pela sua entrega ao jogo e pelo seu carisma.
Começou a sua carreira de profissional na época de 1992/93 no já extinto Sport Comércio e Salgueiros, onde foi comprado pelo SCP no final da época seguinte. Integrou o plantel do então Campeão Nacional SCP e terminou a carreira de futebolista no Royal Standard de Liége da Bélgica.
No seu palmarés, além de 50 golos marcados na 1.ª divisão portuguesa, encontram-se 2 Taças de Portugal e 1 Campeonato Nacional. Ricardo Sá Pinto foi também jogador da seleção nacional Portuguesa e conta com 2 participações nos Campeonatos da Europa (1996 e 2000).
Após terminar a sua carreira de futebolista, esteve à frente da Sporting SAD como diretor profissional, foi treinador-adjunto da União de Leiria, treinador da equipa júnior do SCP e treinador da equipa principal do Sporting.

FERNANDO CORREIA


Detentor de uma voz eloquente e de um vasto conhecimento futebolístico, Fernando Correia é um dos grandes Senhores do jornalismo desportivo português.
Tornou-se conhecido do grande público pelos seus relatos de desporto ao serviço da Emissora
Nacional. Trabalhou no jornal Record, na Rádio Comercial e na TSF-Rádio Jornal onde relatava jogos de futebol e animava o programa ‘Bancada Central’. Passou pelo Rádio Clube Português onde apresentava o programa “Lugar Cativo”. Ao serviço da TVI apresenta todos os sábados o programa ‘Contra Ataque’. Atualmente, faz parte da equipa da Rádio NFM. Voltou aos relatos nesta estação emissora e de segunda a sexta-feira, apresenta as ‘Conversas de Café’ e ainda a ‘Bancada Nova’, um espaço aberto à participação dos ouvintes. Fernando Correia é também autor de vasta bibliografia sobre o desporto e a rádio.
Ao longo de uma carreira de quase 60 anos tem-lhe valido inúmeras distinções, como o Prémio de Imprensa, Prémio da Casa de Imprensa, Prémio de Melhor Locutor do Ano, do Prémio de Melhor Relator do Ano, entre muitos outros.

Texto: PlanetAlgarve
Fotos: CMA