terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ALBUFEIRA | DIA EUROPEU DOS ENFERMEIROS


Os enfermeiros celebram o Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatòrios com um animado "flash mob" no Algarve Shopping na sexta-feira, dia 15, pelas 21.00 Horas.


A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP celebra o Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios com um flash mob nacional. No Algarve Shopping, pelas 21h00, os enfermeiros perioperatórios, vestidos tal qual como no bloco operatório, convidam a comunidade a participar.
AESOP desafia os enfermeiros perioperatórios a darem visibilidade ao trabalho desenvolvido respondendo a questões como: Sabia que durante uma cirurgia estão três enfermeiros a cuidar de si permanentemente?” ou “O que poderia acontecer se não estivessem?”.
“Os enfermeiros perioperatórios, são os enfermeiros que trabalham no bloco operatório, cuidam a pessoa tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade antes, durante e após a cirurgia. O enfermeiro circulante, o enfermeiro instrumentista e o enfermeiro de anestesia estão presentes numa sala de operações tendo sempre a máxima preocupação com o controlo de infecção, a segurança e o bem-estar dos doentes”, explica Mercedes Bilbao, Presidente da AESOP.
A ação, com coordenação nacional da AESOP, contará com a mobilização dos enfermeiros perioperatórios da região, que estão vestidos tal qual como na sala de operações.
A AESOP divulgará o evento nas redes sociais com o objectivo de convidar a comunidade a aderir à celebração do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório.
Sobre a AESOP:
Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP – é uma organização profissional, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 1986 e considerada como Entidade Colectiva de Utilidade Pública desde 28 de Setembro de 2001. Em 1989 iniciou o trabalho com um grupo de enfermeiros europeus para a criação de uma Associação Europeia de Enfermeiros de Sala de Operações que foi constituída oficialmente em 1992 sendo portanto a AESOP membro fundador da EuropeanOperating Room Nurses Association – EORNA. Os objectivos de ambas as organizações passam por promover a qualidade dos cuidados prestados no bloco operatório, desenvolver a investigação na área dos cuidados perioperatórios.
O Enfermeiro Perioperatório:
Avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. No âmbito das suas competências, assumem funções de enfermeiros de anestesia, circulante, instrumentista e atua também na unidade de cuidados pós-anestésicos. A sua missão é cuidar da pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia

Al-Fachar