terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cross das Amendoeiras em Flor apresentado em conferência de imprensa


Prova disputa-se domingo, dia 24, na Pista das Açoteias


Decorreu ontem a Conferência de Imprensa para apresentação da 36ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, que vai decorrer no próximo domingo, dia 24, na Pista de Cross da Aldeia das Açoteias. A receber os jornalistas estiveram o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERTA), Desidério Silva, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Luís Romão e o Presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), Lara Ramos.


José Carlos Rolo disse estar muito satisfeito pelo Cross das Amendoeiras continuar a realizar-se em Albufeira “ cidade que tem o seu nome inscrito nas páginas douradas do Atletismo Internacional”. O autarca salientou que, quer o Cross quer a Volta ao Algarve, que decorreu na semana passada, são eventos que pela sua projeção e pela altura do ano em que se realizam são da máxima importância para o desenvolvimento do concelho e, por isso, a Autarquia irá estar sempre ao lado destas iniciativas. “Apesar da crise, os portugueses têm sempre uma enorme criatividade, entusiasmo e motivação para levar por diante os projetos que consideram importantes. O Cross é um bom exemplo disso, apesar das dificuldades, com a motivação e colaboração de todos os parceiros estão reunidas as condições para continuar com um evento que tem grandes vantagens ao nível da promoção do concelho, da região e do próprio país”.


Lara Ramos que está na organização da prova desde o seu início em 1997 - não esteve presente apenas numa das edições - referiu a importância do evento para o desenvolvimento do Desporto no Algarve “foi a partir do Cross das Amendoeiras que começaram a vir estagiar para o Algarve as grandes equipas internacionais, designadamente para as Açoteias que é o melhor Centro de Estágios ao ar livre do mundo”. O presidente da Associação de Atletismo do Algarve agradeceu aos parceiros, ERTA, Município e IPDJ, o apoio que permitiu não deixar cair o Cross, tendo salientado que graças a esta colaboração, apesar da necessidade de alterar estratégias, foi possível contar com alguns atletas de grande categoria a nível internacional, bem como assegurar a transmissão da prova na RTP2 e no Eurosport.


Luís Romão, do IPDJ, também destacou a importância da criação de sinergias entre vários organismos e entidades “a única forma de conseguir concretizar eventos com a importância que tem o Cross das Amendoeiras, uma prova de referência e que traz grande notoriedade à região”.

Por sua vez, o presidente da ERTA, Desidério Silva, destacou que foi no seu primeiro mandato como presidente da Autarquia que conseguiu trazer o Cross das Amendoeiras de volta a Albufeira. “A minha primeira preocupação quando assumi a presidência do Turismo foi conseguir apoiar dois eventos que considero muito importantes para a região: O Cross das Amendoeiras e a Volta ao Algarve, iniciativas que anteriormente nunca foram valorizadas pela ERTA”. O responsável pelo turismo do Algarve referiu que estes eventos possibilitam a rentabilização da imagem da região em termos de promoção turística e são muitos importantes para combater a sazonalidade.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Assembleia Municipal e atual deputado na Assembleia da República, afirmou dar todo o seu apoio ao evento “por ser um excelente veículo de divulgação da região e das excelentes condições que aqui existem para a prática desportiva e realização de estágios durante a época baixa, bem como pela divulgação do desporto em si mesmo, não só ao nível da alta competição, como do desporto escolar e desporto adaptado”.

O Cross Internacional das Amendoeiras decorre no próximo domingo e irá envolver aproximadamente 3.500 pessoas, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado. Para além das competições está prevista uma homenagem póstuma a António Leitão.

36.º Cross das Amendoeiras em Flor
11h45 – Sénior/Veteranas F1 (antes de 1993) – 6.100mt – 3 Voltas Grandes
12h15 – Sénior/Veteranos M 1, 2, 3, 4, 5 (antes de 1993) – 10.100mt – 5 Voltas Grandes
24º Cross das Amendoeiras para Atletas com Deficiência
15h00 – Adaptado
15h30 – Feminino
16h00 – Masculino

Participações Internacionais Confirmadas
Femininos
Eunice Jepkorir KEN)/Correti Jepkoech (KEN)/Maria Kovaleva (RUS)/Yelena Prokopchuka (LET)/Guinara Samitova(RUS)/Katarzyna Kowalsa (POL)/Matylda Szlezak (POL)/ Sylwuia Ejdys (POL)

Masculinos
Kiprono Menjo KEN)/Mohamed Burka (ETI)/Phillemon Kemei (KEN)/Cybrian Koyuy (KEN)/Melaku Belachew (ETI)/Szymkowiak Tomasz (POL)/Hicham Bellani (MAR)

CM-Albufeira