terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Isa de Brito ao vivo na FNAC do Algarve Shopping



A fadista quarteirense Isa de Brito protagonizou no último domingo mais um espetáculo de apresentação do seu primeiro trabalho a solo, “Sorriso da Alma”.


Desta vez, a apresentação teve lugar na FNAC do Algarve Shopping, na Guia - Albufeira.


A apresentação revelou uma grande empatia entre a fadista e a assistência, que encheu o espaço, sempre em perfeita simbiose, criando momentos de grande imtimismo.


Isa de Brito foi acompanhada por Valemtim Filipe na guitarra portuguesa, Pita no contrabaixo e Tiago Valentim no baixo.


De seu nome completo Isa Romana Morgado Rodrigues de Brito, tem 28 anos e é natural de Quarteira. É licenciada em Educação Social pela Universidade do Algarve.


Aos 6 anos, fez parte do grupo das Florinhas de Quarteira (um grupo organizado por freiras que davam ensinamentos básicos de música, dança e teatro). Desde os 13 anos que participa como intérprete nas Marchas Populares de Quarteira e, desde os 15 anos, faz parte do Grupo de Teatro Amador de Quarteira, como cantora e atriz.

Participou em vários concursos de música, inicialmente em festivais de música infantil, em programas de televisão, depois em concursos de Karaoke e posteriormente em concursos de Fado Amador, onde ganhou o maior número de prémios, nomeadamente os Concursos de Fado Amador de Albufeira e de Lagos.
Fez parte do Grupo Coral da Câmara Municipal de Albufeira

O Fado já a levou a cantar em vários países como Holanda, Espanha, Alemanha, Argentina e Cabo Verde.
Faz parte do grupo Al Mouraria desde 2005, grupo que já editou dois trabalhos discográficos: o primeiro em 2006, "Em tudo na vida há Fado", e o segundo em 2010, "Fadinho a Dois", além de um DVD com o título "Al Mouraria ao Vivo em Albufeira".

Em outubro de 2012 gravou o seu primeiro CD a solo, que teve um pré-lançamento no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, a 20 de outubro.

Seguiram-se outras apresentações, entre as quais destacamos o Teatro Lethes, em Faro, no dia 12 de janeiro; duas participações televisivas, entre as quais no programa da RTP1, Portugal no Coração; no dia 19 de Janeiro, em Querença, no Salão da Casa do Povo, no contexto da tradicional Festa das Chouriças em Honra de São Luis, que acontece todos os anos naquela localidade no concelho de Loulé.

Isa de Brito está esta semana em Lisboa para ações de promoção deste seu trabalho. Amanhã, dia 20 de fevereiro, atuará ao vivo e em direto na Rádio Almada, pelas 18 horas, no programa “Estrelas da Tarde”. Às 21.30 horas, será a vez do pequeno auditório da Fnac do Centro Comercial Colombo. No dia seguinte, está marcada uma entrevista na Rádio SIM e, às 21:30 horas, será a vez da Fnac Vasco da Gama, no Parque das Nações, para mais um "Show Case". Está ainda em aberto mais 2 atuações na Televisão.

Este trabalho foi criteriosamente elaborado pela produção, tendo sido gravado num dos melhores estúdios nacionais. É constituído, na sua grande maioria, com temas originais, e inclui poetas e músicos como Rosa Lobato Faria, Maria Manuela de Freitas, Paulo Abreu de Lima, Amália Rodrigues, Natércia de Aguiar, Lolita Ramirez, Carlos Manuel Proença, Valentim Filipe, Alain Oulman, Alfredo Marceneiro, Armando Machado, além de alguns poemas assinados pela própria fadista.

Este primeiro trabalho a solo da fadista Isa de Brito, Sorriso da Alma, tem a participação de músicos como Jorge Fernando que conjuntamente com o produtor Valentim Filipe assegura os arranjos musicais, José Manuel Neto na Guitarra Portuguesa e Tiago Valentim no Baixo. Conta ainda com as participações especiais de Ruben Bettencourt na Guitarra Clássica e José Alves Dias no Violino.

Fonte: Jorge Matos Dias/Planetalgarve