José Carlos Rolo - Presidente da Câmara |
Vereador Paulo Dias |
O presidente da Autarquia, José Carlos Rolo, destacou a
importância e as funções dos mercados na cultura do nosso país, tendo referido
que “apesar da atual conjuntura de crise a nível económico e financeiro e dos
problemas da concorrência que têm afetado o funcionamento dos mercados
municipais acredito que com a ajuda da Autarquia e o envolvimento de todos,
vendedores e população, esta é uma aposta ganha”. Para que o Plano de
Dinamização do Mercado dos Caliços (o projeto irá prosseguir com o seu
alargamento aos restantes mercados do Concelho) tenha sucesso, o autarca
colocou o enfoque na motivação e entusiasmo dos serviços, mas referiu, também,
ser essencial que todas as bancas estejam ocupadas e que os produtos se vendam,
para isso é “fundamental recuperar o hábito da população vir ao Mercado fazer
as suas compras, confraternizar à volta de um café e até contribuir com
sugestões para o seu melhoramento”.
Carlos Silva e Sousa, presidente da Assembleia Municipal,
classificou a iniciativa como muito positiva, tendo afirmado que “o Mercado
reflete a comunidade e a nossa cultura, por isso tem que ser dinamizado com um
Plano como este”. Partilhou a opinião de que é fundamental retomar o hábito de
vir ao Mercado e acrescentou que “esta situação deve ser entendida como de
interesse público e da própria comunidade. Os turistas gostam de conhecer os
mercados das localidades, devemos tirar o máximo partido disso e fazer com que
a riqueza gerada pelo Turismo contribua para melhorar os rendimentos dos
empresários e comerciantes, mas que para além disso, circule e sirva para criar
riqueza na própria comunidade”. Carlos Silva e Sousa terminou a sua intervenção dizendo que “mesmo com a crise se conseguirmos
atrair pessoas ao Mercado e manter a riqueza em Albufeira estamos todos de
parabéns e a iniciativa conta, desde já, com o apoio da Assembleia Municipal”.
O Plano de Dinamização do
Mercado Municipal dos Caliços foi apresentado por Paulo Dias, Vereador com o
pelouro dos Mercados, que na abertura da sua intervenção confidenciou: “por
motivos familiares tenho desde sempre uma ligação muito forte a estes espaços”.
Com boa disposição e algum humor, Paulo Dias referiu que o mote para este
projeto foi “Portugal regressa aos Mercados”, não numa lógica financeira, mas
sim de tentar maximizar o funcionamento dos mercados municipais de forma
sustentável. A iniciativa irá começar pelos Caliços, “porque este é um mercado
de referência na cidade e depois seguirá tipo efeito dominó para os outros
mercados” referiu aquele responsável.
As imagens
de suporte à apresentação do Plano mostraram a marca Mercado Municipal, o
logótipo e a assinatura “O Nosso Mercado” com vista à uniformização dos
Mercados Municipais (Caliços, Areias de S. João, Ferreiras, Guia e Olhos de
Água) em termos de imagem e comunicação. Concretamente em relação ao Mercado
Municipal dos Caliços, o Plano refere como principais objetivos a dinamização
de um espaço considerado como um centro de grande importância a nível económico
e social para a cidade através da criação de um movimento positivo que aproxime
mais pessoas ao mercado, acrescentando-lhe valor ao nível do interesse
turístico, diversificando a oferta e os públicos e aumento as possibilidades de
negócio. O Plano de Dinamização do Mercado integra um conjunto de atividades
que vão dos meses temáticos aos mercadinhos de domingo, decoração das bancas,
Show Cookings e animação. Fevereiro é o mês dos citrinos, tema que tem honras
de abertura do Programa, ou não fosse o Algarve a região por excelência
produtora das melhores laranjas a nível nacional. Assim, todas as terças-feiras
quem fizer compras ao Mercado dos Caliços vai ter a agradável surpresa de poder
comprar laranjas algarvias por 30 cêntimos ao quilo. A promoção é válida até ao
final do mês. Todos os domingos há mercadinhos temáticos com ofertas para todos
os gostos. Mercadinho dos Sabores é a proposta para o primeiro domingo de cada
mês, com as delícias da doçaria regional, os licores e os produtos tradicionais
convidam a fazer esquecer a dieta por um dia. O segundo domingo será dedicado à
Arte e Cultura, onde poderá encontrar discos, livros, produtos de colecionismo
e obras de arte de artistas locais. O terceiro domingo é dedicado à comunidade
estrangeira residente na região que irá trazer os produtos e as artes e ofícios
de outras paragens para que todos possam ver e comprar. O quarto domingo de
cada mês fica reservado ao artesanato. Os grupos de música local e as
associações irão colaborar na animação do espaço. O Programa inclui também
outras iniciativas, nomeadamente com colaboração das escolas e da Biblioteca
Municipal e prevê ainda a criação de uma zona de doces e produtos típicos e de
área com acesso gratuito à internet. Este fim-de-semana não esqueça, no sábado,
pelas 10h00, pode ver a atuação do Rancho Folclórico de Olhos de Água e no
domingo começa o Mercadinho dos Sabores.
Texto: CMA
Fotos:
Al-Fachar