sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ALBUFEIRA | Exposições de Arte no mês de dezembro

Exposições de Fotografia, Pintura, Escultura e Decorações de Natal executadas a partir de materiais reciclados são as propostas da Autarquia, para visitar nos diversos espaços culturais, na cidade de Albufeira, durante o próximo mês de dezembro.

Pesca - A Hora das Gaivotas
No dia 30 de novembro, às 15h00, decorre na Galeria Municipal de Albufeira, junto aos Paços do Concelho, a inauguração e entrega de prémios da Exposição “Reabilitar Através da Arte”, uma iniciativa da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA). A mostra subordinada ao tema “Afetos” surge na sequência de um concurso nacional que contou com a participação de 108 concorrentes e a realização de 89 obras de arte por pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência. Os trabalhos premiados vão estar patentes ao público até ao dia 29 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Já em dezembro, de 3 a 29, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai apresentar a Exposição de Fotografia “Algarve em Temas Soltos”, do Clube de Fotografia de Paderne. Trata-se de um grupo de fotógrafos amadores que nesta primeira exposição pretende mostrar ao público um conjunto de 28 imagens, em que cada um dos autores foca um aspeto específico do que o Algarve oferece “a quem tem a sensibilidade e o cuidado de olhar e ver aquilo que nos rodeia”. Os temas que deram o mote às imagens são: “Saberes quase esquecidos”, “Pesca”, “A natureza do Algarve”, “Recolha do rebanho”, “Portas antigas”, “O mar” e “Luz”. A exposição pode ser visitada ao sábado e segunda-feira, das 11h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h15 e de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h15.

Também a partir do dia 3 de dezembro até ao final do ano (31) pode ver na Galeria de Arte Pintor Samora Barros a Exposição “Um Natal mais Ecológico em Albufeira”, onde é possível apreciar trabalhos executados a partir da reutilização de vários materiais. A mostra é o resultado de um concurso organizado pela Divisão de Ambiente da Autarquia que esteve a decorrer em vários estabelecimentos de ensino, lares e centros de dia, com o objetivo de promover a criação de decorações tradicionais de Natal com recurso a técnicas de reciclagem. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

No Museu Municipal de Arqueologia ainda pode ver a Exposição “Arquivos Habitados: Acervo Metaphorical” até ao dia 30 de dezembro, de terça a domingo, entre as 9h30 e as 17h30.
 
CMA