sábado, 17 de novembro de 2012

Morreu o nosso amigo piloto Luís Carreira


O piloto algarvio de 35 anos, Luís Carreira - patrocinado pela Câmara Municipal de Albufeira, cidade onde residiu e onde deixou muitos amigos -, faleceu nesta sexta-feira após um acidente durante os treinos de qualificação do Grande Prémio de Macau de motociclismo, informaram os organizadores.
 

Luís Carreira, da Bennimoto/Raider/Cetelem, participava pela sétima vez no Grande Prémio de Macau, tendo sofrido o despiste mortal na curva dos Pescadores, já na zona mais rápida do circuito.

"A Comissão do Grande Prémio de Macau lamenta informar que Luís Filipe de Sousa Carreira, concorrente n.º 33, de Portugal, no 46.º Grande Prémio de Motos de Macau, sucumbiu aos ferimentos resultantes de um acidente ocorrido, esta tarde, na sessão de qualificação", disse Costa Antunes, coordenador do evento, em conferência de imprensa.

O mesmo responsável explicou que o acidente "aconteceu na curva dos Pescadores, às 15.58 (7.58 em Portugal continental) e não envolveu mais nenhum concorrente. As bandeiras vermelhas foram imediatamente apresentadas na sessão", que acabaria por não ser retomada.

Costa Antunes disse ainda que os "serviços médicos, um veículo de intervenção rápida, totalmente equipado, e uma ambulância com dois médicos de serviço, em local perto do acidente, prestaram assistência imediata ao corredor e depois do diagnóstico clínico, Luís Carreira foi imediatamente transportado de ambulância para o hospital, onde deu entrada às 16.08 horas".

Apesar da assistência pronta e dos cuidados médicos, que incluíram reanimação "cardio-pulmunar, o concorrente não resistiu e sucumbiu aos ferimentos às 16.28", acrescentou Costa Antunes ao salientar que a Comissão Organizadora do Grande Prémio já contactou a família do piloto e membros da equipa, apresentando condolências.

 "Nenhum outro participante foi envolvido no acidente, que ocorreu na curva Fisherman. A sessão de qualificação foi imediatamente suspensa", afirma a organização em comunicado.
Após um primeiro diagnóstico dos médicos, Carreira foi levado de ambulância até ao hospital, onde faleceu, meia-hora depois, em consequência dos ferimentos.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, já endereçou as "sentidas condolências" à família de Luís Carreira.

Luís Carreira nasceu no dia 31 de Dezembro de 1976, em S. Bartolomeu de Messines.

Estudou na EB 2/3 de S. Bartolomeu de Messines, Escola Secundária de Silves e Escola Secundária de Albufeira, cidade onde residiu nos últimos anos, antes de se ter mudado para a cidade de Lubamgo, em Angola, onde residia actualmente.

Era amigo pessoal de um colaborador do Al-Fachar, que envia as condolências à família enlutada.
Al-Fachar