segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Ação de Sensibilização Praia Saudável na Praia dos Pescadores


A Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, está a desenvolver acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança dirigidas a jovens e crianças, nas Praias de Quarteira, Vilamoura, Ilha de Faro, Rocha Baixinha, Barranco das Belharucas, Salgados, Armação de Pêra, Santa Eulália, Pescadores Albufeira, Maria Luísa, Falésia-Tomates e Galé, entre 4 e 15 de Agosto.

As iniciativas, integradas no Verão de Campeão do programa Praia Saudável, incluem diversas modalidades de animação, tais como jogos em que são ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e transmitidas informações sobre o melhor modo de estar nas praias, através de processos didácticos simples e divertidos.

De 4 a 15 de Agosto, entre as 10h00 e as 13h00, o programa do Verão de Campeão passa pelas praias de Quarteira (4 de Agosto), Vilamoura (5 de Agosto), Ilha de Faro (6 de Agosto), Rocha Baixinha (7 de Agosto), Barranco das Belharucas (8 de Agosto), Salgados (9 de Agosto), Armação de Pêra (10 de Agosto), Santa Eulália (11 de Agosto), Pescadores Albufeira (12 de Agosto), Maria Luísa (13 de Agosto), Falésia-Tomates (14 de Agosto) e Galé (15 de Agosto).

No seu sétimo ano consecutivo, a campanha Verão de Campeão já abrangeu cerca de 200 mil crianças e jovens em acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança de Norte a Sul do País, ao longo da época balnear. Este ano, a Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, lançou a nova versão da aplicação Praia em Directo que disponibiliza, em tempo real, informação útil acerca de 174 zonas balneares.

No sentido de sensibilizar os veraneantes para os cuidados a ter nas zonas balneares, a app Praia em Directo dá a conhecer, por exemplo, o risco de exposição solar ao longo do dia, podendo visualizar o período horário em que os índices ultravioletas atingem níveis máximos. A medição deste e de outros parâmetros como a qualidade e temperatura da água balnear, a temperatura do ar, a velocidade e direcção do vento e o estado das marés e ondulação, é realizada em tempo real através de bóias e estações de monitorização autónomas que são alimentadas por painéis solares. A informação é também disponibilizada em Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano.

A app Praia em Directo é gratuita e está disponível para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android. A aplicação pode também ser acedida via PC, em versão web, no endereço http://praiaemdirecto.com.

O programa Praia Saudável, lançado em Julho de 2005, abrange actualmente mais de 150 zonas balneares de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Este programa incide em quatro vertentes principais: Segurança, Acessibilidade, Ambiente e Sensibilização.

Na vertente Segurança, têm vindo a ser disponibilizados importantes equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo, macas flutuantes e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, são atribuídos telefones móveis e um número telefónico a cada posto de praia abrangido pelo programa. A implementação de uma VPN (Virtual Private Network) veio facilitar a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência. Foram já efectuados 527 salvamentos recorrendo aos meios afectos a esta iniciativa.

Na vertente Acessibilidade, o principal objectivo passa por dotar as zonas balneares de equipamentos que contribuam para melhorar a utilização destas zonas por de veraneantes com necessidades especiais, designadamente, a doação de passadeiras especiais ou de cadeiras de rodas anfíbias.

No plano da Gestão Ambiental, visa-se a protecção das zonas balneares, não só através da participação no Programa Nacional de Vigilância promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, como também pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos.

Igualmente importante é a Sensibilização, para a qual se contribui de forma significativa através da melhoria dos níveis de informação disponibilizada aos frequentadores das zonas balneares, para as questões relacionadas com a segurança, acessibilidade e qualidade ambiental.

Desde 2006 foram realizadas mais de 450 acções de sensibilização, no âmbito do Programa Verão de Campeão, sobre diversas temáticas relacionadas com a segurança, ambiente e saúde, em que participaram cerca de 200.000 jovens.

Parceiros: Direcção Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos

 Instituto da Água

Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade

Associação Bandeira Azul da Europa

Instituto Nacional para a Reabilitação