segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Rastreio à doença arterial periférica

O Hospital Particular do Algarve (HPA) vai promover, no próximo dia 17 de Agosto (sexta-feira), rastreios gratuitos à Doença Arterial Periférica (DAP), mediante marcação, na Clínica Particular do Algarve, situada no AlgarveShopping, na Guia, entre as 10h e as 23h.
A DAP caracteriza-se por uma diminuição do fluxo sanguíneo nos membros superiores e inferiores devido a obstruções nas artérias e, nos casos mais graves, é responsável pela amputação destes membros ou mesmo pela morte por enfarte do miocárdio ou AVC.
De acordo com o Estudo da Prevalência de Doença Arterial Periférica (DAP) em Portugal, a prevalência desta patologia na população portuguesa com mais de 50 anos situa-se entre os 5,3 e os 6,5 por cento, sendo que, na presença de factores de risco (diabetes, tabagismo e idades superiores a 70 anos), esta percentagem pode ser ainda mais elevada.
Segundo Sérgio Silva, Coordenador do Programa de Cirurgia Vascular do HPA, “este rastreio tem como objectivo diagnosticar pessoas com DAP numa fase inicial, já que o Algarve é a região do país com maior taxa de amputações dos membros inferiores.”
O rastreio vai ser realizado por profissionais de saúde e destina-se preferencialmente a pessoas com mais de 70 anos ou com idade inferior que apresentem hipertensão, diabetes ou hábitos tabágicos. O rastreio consiste na realização de um exame vascular detalhado dos membros inferiores.
Para marcação de rastreio gratuito à Doença Arterial Periférica: 707 28 28 28