segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Noite Branca em Paderne

Atuação do grupo Teatro ao Luar
A aldeia típica de Paderne foi palco, no dia 11 de agosto, da segunda edição da iniciativa “Aldeia Encantada – Noite Branca”.

Foram vários os locais da aldeia animados e inundados pelo branco dos muitos visitantes, quase todos eles trajados a rigor, contribuindo para o sucesso da festa.
Comitiva do PS marcou presença

Logo à chegada, deparamo-nos com o primeiro ponto de animação, localizado na Praça Comendador António Libâneo Correia. Aí, com a esplanada do Restaurante Praça Nova completamente cheia e muitas mais pessoas em pé e muitos jovens e crianças sentados, o grupo Teatro ao Luar - que já havia marcado presença no Adro da Igreja - partilhava também aqui a lenda da “Moura Cássima”. Pelo serão fora, música ao vivo animou o baile.
Comitiva do PS
Aí encontrámos uma comitiva do PS. Não vimos ninguém da câmara municipal nem da junta de freguesia.
Feirinha de Artesanato
Em torno da praça, destaque para uma Feirinha de Artesanato com mostra das Artes do Barrocal, uma componente muito importante da vontade das gentes da freguesia e dos seus artesãos.

Banda Musical de Paderne
Mais acima, junto à sede da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, foi outro ponto de grande animação com um Sarau proporcionado pela banda. Aí atuaram dois grupos de saxofones da banda e o seu Grupo Coral (o qual, no seu número de encerramento recrutou, um a um, vários elementos da assistência, curiosamente, todos eles da comitiva do PS que marcou presença: o novo líder do PS/Albufeira, Ricardo Clemente, o seu antecessor e ex-presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, Fernando Gregório, o ex-vereador da câmara municipal, Fernando Anastácio, a ex-tesoureira da junta de freguesia local, Emília Bexiga, a líder das mulheres socialistas do Algarve, Ana Passos, entre outros).
Comitiva do PS "convocada" para o Grupo Coral

De referir ainda que a Banda protagonizou uma Arruada pelas ruas da aldeia.
Grupo de Saxogones da Banda de Paderne

Mais acima, a meio caminho para a igreja, junto ao futuro Museu do Barrocal, tocavam os acordeonistas Francisco Sabóia e Joaquim Neves.
Francisco Sabóia e Joaquim Neves

Finalmente, no Adro da Igreja, outro ponto alto da animação.

Aí, para além de alguns dos atrás referidos, passou também o agrupamento 1009 do Corpo Nacional de Escutas, animando com as suas canções.