segunda-feira, 13 de agosto de 2012

QUARTEIRA | Orquestra do Algarve apresenta Concerto de Verão


O Calçadão de Quarteira recebe, no próximo dia 24 de agosto, pelas 22h00, mais um concerto de verão da Orquestra do Algarve, uma oportunidade para os muitos turistas que se encontram de férias no Algarve assistirem a um espetáculo de música clássica, tendo como cenário o mar.

O Maestro Pedro Neves irá dirigir a Orquestra do Algarve neste espetáculo que conta com um repertório de onde se destacam excertos de peças emblemáticas como O Barbeiro de Sevilha, A Italiana em Alger, O Turco na Itália e Tancredi, de Gioacchino Rossini (1792-1868), O Amor Bruxo e Dança Ritual do Fogo, de Manuel de  Falla (1876-1946), Quebra-Nozes e Dança Árabe, de Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893) e Sinfonia Nº4 em Lá Maior, de Félix Mendelsshon (1809-1847).

A entrada é livre.

O Maestro

A personalidade artística de Pedro Neves é marcada pela profundidade, coerência e seriedade da sua interpretação musical, destacando-se assim como promissor maestro português.

Pedro Neves nasceu em 1975 em Águeda. O seu percurso musical inicia-se no conservatório da cidade de Aveiro, onde estudou violoncelo com a Prof. Isabel Boiça. Mais tarde ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe do Prof. Paulo Gaio Lima, onde conclui o grau de bacharelato em 1996. No mesmo ano obtém uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian para continuar o seu aperfeiçoamento artístico com o Prof. Marçal Cervera, na Escola de Música Juan Pedro Carrero, em Barcelona, onde se mantém até 1999. Paralelamente frequenta masterclasses com Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Daniel Grosgurin, Marçal Cervera e Anner Bylsma.

Como violoncelista participou em diversas formações das quais se destacam a Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Orquestra de Jovens de Baden-Wuttenburg. Entre 1999 e 2005 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Apresentou-se em várias digressões em Espanha, França, Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Macau, Tailândia, entre outras.

Foi premiado nos concursos “Juventude Musical Portuguesa” e “Prémio de Jovens Músicos”.

Pedro Neves interessa-se muito cedo pela direção e começa o seu percurso como maestro em 1988 na Sociedade Recreativa e Musical 12 de abril, sediada na sua terra natal, da qual é diretor artístico desde 1992.

Paralelamente à sua atividade como violoncelista, estudou direção de orquestra com o reconhecido pedagogo e maestro Jean Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde obtém o grau de licenciatura com elevada classificação. Em virtude do seu crescente desejo de se aperfeiçoar como maestro, Pedro Neves aprofundou os seus conhecimentos com Emílio Pomarico em Milão, frequentou masterclasses com Alexander Polishcuk e foi assistente de Michael Zilm.

Pedro Neves foi convidado para dirigir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Nacional do Tejo, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Esproarte, da qual foi maestro titular de 2004 a 2008.

Pedro Neves é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra e maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, onde desenvolve um projeto com jovens músicos em início de carreira profissional. Atualmente é doutorando na Universidade de Évora onde realiza um doutoramento sobre as seis sinfonias de Joly Braga Santos.

Em abril de 2011 assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra do Algarve.

É fundador da camerata Alma Mater.

CM-Loulé