sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ALGARVE | GNR e ANEBE promovem acção 100% Cool durante esta madrugada



A Guarda Nacional Republicana e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) realizam na noite e madrugada de hoje, a partir da meia-noite e até às seis horas da manhã de sábado 18 de Agosto, no distrito de Faro, uma acção 100%Cool, com o objectivo de sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool. O 100% Cool é a mais antiga e contínua campanha de prevenção rodoviária privada em Portugal, assinalando em 2012 o seu décimo aniversário. 

O 100% Cool insere-se numa acção de patrulhamento normal, numa parceria, na qual elementos da GNR irão realizar testes de alcoolemia e a ANEBE atribuir prémios simbólicos aos condutores que registem taxas de alcoolemia de 0%. 

Os prémios 100%Cool constituídos por descontos nos parceiros do 100%Cool ou vales de combustível no valor de 20€ serão atribuídos aos condutores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que registem 0% de álcool no teste de alcoolemia e transportem, pelo menos, mais dois amigos seguindo a filosofia subjacente ao conceito do “Condutor Designado 100%Cool”. 

O 100% Cool, tem como público-alvo os jovens entre os 18 e os 30 anos e por objectivo sensibilizar os jovens para um consumo moderado de álcool. A campanha de prevenção rodoviária difere em larga medida de muitas outras desenvolvidas no nosso país, pois procura evitar o lado repressivo, apostando antes na educação, motivação e responsabilização dos jovens para um consumo moderado de álcool.

Esta acção revela um impacto directo na batalha pela redução de vítimas na estrada nomeadamente junto dos jovens condutores. De facto, tem-se registado um decréscimo de vítimas mortais na faixa etária dos 18 aos 24 anos na ordem dos 74% quando comparado com outros grupos etários onde o decréscimo se situa nos 43%.Também o número de feridos graves nos jovens decresceu cerca de 66%, um valor de referência quando comparado com o decréscimo de 52% nos restantes grupos etários. Face à realidade dos números, é possível constatar que os jovens estão particularmente despertos e interessados em receber informação sobre condução defensiva, de forma a alterar os seus potenciais comportamentos de risco.