sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | XIV Festival de Folclore de Olhos de Água

Costumes e tradições, danças e cantares de várias regiões


No dia 25 de agosto, Olhos de Água vai ser palco da XIV edição do Festival de Folclore, uma organização do Rancho Folclórico da localidade que conta com o apoio do Município de Albufeira e da Junta de Freguesia de Olhos de Água.

Para além da participação do Rancho de Olhos de Água o Festival vai apresentar quatro grupos convidados, oriundos de vários pontos do país, nomeadamente o Rancho Folclórico Guisado Flores da Primavera, das Caldas da Rainha, Rancho Folclórico de Vale de Cavalos, do Ribatejo, Rancho Infantil da Freguesia de Castelões, Tondela, e Rancho Folclórico e Etnográfico do Cabeço de Montachique, Loures.

O evento tem início pelas 20h00 com o tradicional desfile etnográfico pelas principais ruas da povoação que se enche de diferentes ritmos e trajes típicos das várias regiões, encantando residentes e turistas. Após o desfile os ranchos dão início às atuações no Polidesportivo de Olhos de Água.

Os usos, costumes e tradições vão estar, também, patentes nos vários pratos da gastronomia regional que os visitantes vão ter oportunidade de degustar nas várias tasquinhas existentes no recinto do Festival.

Refira-se que o Rancho Folclórico de Olhos de Água foi fundado em 11 de Novembro de 1998, por um grupo de amigos, com o objetivo de recolher, preservar e divulgar as tradições e costumes da sua terra. Resultado da pesquisa efetuada, o grupo já conta com um repertório com cerca de duas dezenas de temas que apresentam com regularidade em atuações no país e além-fronteiras, entre as quais destacamos atuações na Suíça, França, Luxemburgo, Ilha de S. Miguel, nos Açores, Andorra, Alemanha e Canadá. As suas danças são mexidas e muito variadas, transmitindo a forma de ser e estar das antigas gerações, com muita alegria, força e energia, típicas de uma população habituada a trabalhar de sol a sol, lutando pela sua sobrevivência nas atividades do campo e na faina do mar.

CM-Albufeira