terça-feira, 21 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Conduta rebenta, baixa fica sem GIRO e utentes ao abandono

Imagem à conduta rebentada tirada com telemóvel
Rebentou hoje uma conduta na Travessa Alves Correia, na Baixa de Albufeira. Esta circunstância levou ao corte do trânsito na Rua do MFA. Assim, o GIRO deixou de ir à baixa, onde está localizada uma paragem. Onde as pessoas têm aguardado pelo GIRO. Porque no local não está afixado nenhum aviso de que o GIRO não passa.

No Verão, principalmente em Agosto, em que a cidade tem 10 vezes mais população, é normal verificarem-se rebentamentos de condutas um pouco por toda a cidade. Este rebentamento não foi o primeiro este ano e por certo não será o último. As infraestruturas estão preparadas para a população residente e com o turismo não aguentam A gestão autárquica tem gasto milhões atrás de milhões numa estratégia de desenvolvimento no mínimo duvidosa. Quando havia dinheiro estes investimentos não foram feitos. As infraestruturas da cidade estão gritantemente subdimensionadas. Agora, com a câmara falida, esta deficiência, da responsabilidade da autarquia, tão cedo não será reparada. Até porque, se nunca foi uma prioridade da autarquia, não nos parece que o venha a ser em breve.

O resultado é o mau cheiro um pouco por toda a cidade, resultante da sobreutilização das infraestruturas.

E depois os turistas dizem que a cidade cheira mal e rebenta por todo o lado. É certo que isso acontece mas apenas em Agosto. Esquecem-se que é por causa deles que a cidade rebentam. Também não têm nada com isso. Pagam para cá estarem e devem receber em troca as condições mínimas. Mas as prioridades são outras.

Percebemos a complexidade do problema mas não aceitamos. Esta deficiência deveria ter sido corrigida há muito tempo. Mas as prioridades têm sido outras. Show Off e viagens, muitas viagens. Vaidade e muita vaidade. Muitos foguetes e muito Jet 7. são opções e quem as toma deve responder e ser responsabilizado por elas.

Esta é a parte complexa do problema. Sem solução à vista. No entanto, imperdoável é que rebente uma conduta na cidade, se cortem as ruas da zona, que o GIRO altere o seu trajeto e não se avisem os utentes do serviço. Neste caso, a estrada foi cortada cerca das 14 horas e só foi aberta há pouco tempo, cerca das 19 horas. E as pessoas à espera na paragem sem serem avisadas.

Então a câmara não avisa a EVA Transportes para esta colocar avisos nas paragens atingidas? Então a câmara não coloca, ela mesma, avisos nas paragens afetadas para informar as pessoas?

Um problema de tão fácil resolução e nem nisso pensam. É o total desprezo pelos cidadãos. Cidadãos esses que os colocaram onde estão. Cidadãos esses que lhes pagam os seus chorudos ordenados e mordomias por via dos elevadíssimos impostos que pagam.

É uma pena que a autoapelidada de “Capital do Turismo” seja gerida por políticos de tão elevada categoria que ultrapassa a mais elementar compreensão dos simples mortais.

Esperemos que esta situação não se repita em situações futuras, porque, infelizmente, prevemos que venham a acontecer.

Al-Fachar