segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RESIDÊNCIAS ISOLADAS | Turismo de Albufeira entrega dispositivos GPS à GNR


Teve lugar no dia 23 de Agosto, no Edifício da AHETA, em Albufeira, a Cerimónia de Entrega dos Dispositivos GPS à GNR de Albufeira, no âmbito do programa “Residência Segura”.
O Protocolo foi assinado pelo Presidente da APAL - Agência de Promoção de Albufeira, Desidério Jorge da Silva e pelo Comandante da GNR de Albufeira, Capitão Marco Reinaldo Henriques, na presença do Presidente da Assembleia Geral da APAL, José Carlos Leandro.


Implementado em Maio de 2011 no concelho de Albufeira, o programa Residência Segura teve a sua origem em de 2010 no concelho de Loulé e tem por objectivo fornecer uma resposta rápida a emergências em comunidades e residências em locais isolados, e que em alguns caso, são maioritariamente estrangeiras.
O Capitão Marco Reinaldo Henriques congratulou-se por “verificar que em Albufeira as instituições assumem que a segurança tem um papel bastante relevante para a região e para o concelho em particular. O valor patrimonial envolvido não é muito relevante mas este gesto representa um excelente relacionamento institucional e a noção dos deveres que a instituição tem e é preciso lembrar também que a segurança embora, no terreno, tenha de ser concretizada por nós, tentando fazer o melhor possível, a segurança também tem de ser garantida por todos aqueles que têm capacidade para o fazer. Portanto, é com grande orgulho que estou aqui. Com a cedência destes equipamentos, a GNR de Albufeira e, por conseguinte, todos os residentes e visitantes, vão ser os beneficiários do equipamento”, passando então à explicação do funcionamento do programa Residência Segura. A terminar, sustentou que este programa irá “garantir uma resposta muito mais rápida e muito mais eficaz e, quem sabe, permitindo evitar danos pessoais e patrimoniais”.
Para Desidério Silva, “esta ação é simples e tem um objetivo muito claro: que nós, enquanto Agência de Promoção de Albufeira, podermos dar respostas às questões que são importantes na ótica da Segurança e na ótica do Turismo e estes nossos parceiros, que têm esta responsabilidade da Residência Segura, têm procurado dar respostas ao longo deste tempo em que o programa está em curso. Das conversas que temos tido, percebemos que havia algumas necessidades, entre as quais os GPS, por uma questão de orientação, acessibilidade e rapidez na localização dessas residências e Albufeira é um destino turístico com muitas residências, muita segunda habitação e o papel que a APAL está hoje a fazer, no âmbito desta entrega, é exatamente demonstrar que não é só promoção turística enquanto destino de lazer mas dar o sinal de que há também outras vertentes e outras necessidades, entre as quais as questões da Segurança e da Saúde, fundamentais num destino turístico, melhorando assim a imagem de Albufeira”.
Em Albufeira, o programa já conta com cerca de 510 aderentes e os GPS agora entregues têm por objectivo equipar as viaturas das patrulhas afetas ao referido projecto.
Os procedimentos adoptados passam pela georreferenciação de todas as residências isoladas, facilitando uma melhor localização das mesmas em caso de ocorrência e permitindo desse modo direcionar para aí o patrulhamento de proximidade.
Para mais informações sobre o Projecto Residência Segura, poderá consultar o website da GNR na secção de Programas Especiais (SPE) em www.gnr.pt.