segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DA CIDADE | Cavaco Silva na inauguração do Hospital de Albufeira

Inauguração do HPP – Hospital de Albufeira
Hoje, 20 de Agosto de 2012, Albufeira comemora o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. É um dia que se reveste de enorme peso institucional, uma homenagem à história e tradições da cidade.

As comemorações do Dia do Município começaram, como habitualmente, com o Hastear da Bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas, com toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Cerimónia contou, também, com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra que, de seguida, fez um desfile pelas principais ruas da cidade.

O novo HPP - Hospital de Albufeira
Pelas 10h30, teve lugar a inauguração do HPP – Hospital de Albufeira, na zona de Montechoro, que, apenas neste dia e até às 12h30, teve a porta aberta para toda a população que quis visitar as instalações daquela unidade de saúde.
Concentração à entrada do Hospital de Albufeira antes do ato inaugural
Tal como anunciámos na altura, o novo HPP Hospital de Albufeira entrou em funcionamento no dia 2 de agosto. O hospital disponibiliza uma oferta assente num perfil assistencial generalista, com áreas médico-cirúrgicas de referência, entre as quais se destacam a Oftalmologia, a Ortopedia, a Cardiologia, a Pediatria, a Reumatologia e o Atendimento Permanente 24h. Dispõe de 27 camas médico-cirúrgicas, 12 gabinetes de consultas, 3 salas de bloco operatório e uma unidade de cirurgia de ambulatório.
Discursos das entidades oficiais

Com esta nova unidade, a HPP Saúde reforça a sua aposta em modelos de organização flexíveis, aliados a elevados níveis tecnológicos e a uma infraestrutura funcional, consolidando o posicionamento do Grupo HPP Saúde no Algarve onde detém o primeiro hospital privado acreditado internacionalmente pela Joint Commission em Portugal, o Hospital de S. Gonçalo de Lagos e o primeiro hospital a conseguir uma certificação de qualidade em Portugal, o Hospital de Santa Maria de Faro.
O Presidente da República, Cavaco Silva,
fez uma pausa nas suas férias e marcou presença no ato inaugural
Para Paulo Neves, administrador da HPP Saúde no Algarve, “pretende-se dar um sinal de que, num momento de crise, estamos disponíveis para fomentar o emprego, a economia e a oferta de cuidados de saúde de qualidade. Albufeira é uma marca incontornável do país a que a HPP Saúde com uma experiência de quase 20 anos de atividade no Algarve, se associa com um projecto importante para o desenvolvimento da região“, acrescenta.

A HPP Saúde, pertencente ao Grupo Caixa Geral de Depósitos, é uma marca de referência no sector da saúde em Portugal, contando com uma rede de hospitais de norte a sul do país, com mais de 4000 colaboradores e equipas médicas da mais alta qualidade. E para que juntos continuemos a crescer, a HPP Saúde inaugura agora o Hospital de Albufeira, uma unidade de saúde moderna e funcional, apoiada por um corpo clínico de referência.

Seguidamente, depois das 12h30, foi inaugurado o novo Balcão de Atendimento de Albufeira do Centro de Emprego, a funcionar na Urbanização Habijovem, na Quinta da Palmeira. O espaço do novo Posto de Atendimento foi uma cedência da Câmara Municipal de Albufeira ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o objetivo de proporcionar melhores condições de atendimento aos utentes do concelho.

Numa altura em que o país está a atravessar graves dificuldades económicas, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, não quis deixar de assinalar a data carregada de simbolismo histórico, mas optou por “um programa simples, sem recorrer a qualquer investimento, mas que coloca o enfoque das comemorações no melhoramento de um serviço que irá contribuir para combater o elevado nível de desemprego existente na região”. Por outro lado, o Autarca quis valorizar a inauguração das instalações do HPP – Hospital de Albufeira, incluindo o evento no programa de comemorações oficial, por considerar que se trata de “uma mais-valia para um município turístico dispor de mais uma unidade de saúde, ainda que privada, quando o hospital de Faro, na zona de influência de Albufeira está a mais de 45 minutos de distância, situação que é bastante agravada durante os meses de verão”.

Texto: CMA/HPP/Al-Fachar
Fotos: Al-Fachar