terça-feira, 14 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Festas em Honra de Nossa Senhora da Orada

A Missa de ontem na Capela da Orada
As tradicionais festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Orada, a padroeira dos pescadores de Albufeira, começaram ontem à tarde e decorrem até ao próximo dia 15 de agosto.

O programa começou pelas 19h00, com toque das Ave Marias na torre sineira da Igreja Matriz de Albufeira, filmado pelo Al-Fachar. Daí que o tocador de sinos, Jacinto Alexandre, tenha tocado ainda os temas “When The Saints Go Marching In”, “Virgem Pura” e “Treze de Maio”, o cântico de Nossa Senhora de Fátima. Contrariamente ao que a autarquia anunciou duas horas antes em nota de imprensa, não houve salva de foguetes. À noite, pelas 21h30, decorreu a Procissão de Velas e Missa na Capela de Nossa Senhora da Orada, ao contrário do que a mesma nota de imprensa dizia, Missa seguida de Procissão, pelo que quem foi depois da Missa para assistir à Procissão, perdeu a mesma.

Hoje, 14 de agosto, é o dia mais ansiado pelos fiéis e pescadores da localidade. Houve alvorada de foguetes (apenas com 3 foguetes) e repique festivo dos sinos na Igreja Matriz. Depois da Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, às 18h00, na Ermida da Orada, chega o momento alto da Festa, às 19h00, com a Procissão, que este ano é por terra, uma vez que falhou o habitual apoio da câmara – que, como se sabe, está falida - para o combustível das embarcações. Os pescadores transportam a imagem da Padroeira até ao Porto de Abrigo, local onde decorre a Bênção de uma nova imagem de Nossa Senhora da Orada que ali irá ficar em exposição. Pelo que apurámos, essa imagem devia ter sido colocada no local aquando da Missa que assinalou o Dia dos Avós Paternos de Jesus mas devido ao atraso no pagamento por parte da autarquia, não foi concluída a tempo. É com alguma expetativa que a comunidade piscatória aguarda para ver se a imagem aparece. Certo é que o nicho onde a mesma deveria ficar colocada ainda não está feito pela mesma razão. De referir que os pescadores e as suas embarcações vão ser benzidos, após o que a procissão regressa à Ermida.

O programa prossegue no adro da Ermida com as tasquinhas, onde os visitantes podem apreciar a gastronomia típica da região. A música portuguesa e a etnografia completam o cartaz. Às 21h30 decorre a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira e pelas 22h00 é a vez da jovem albufeirense Filipa Sousa - que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2012 - atuar na escadaria da Capela. Pela primeira vez, e também porque a Câmara Municipal de Albufeira está falida, não haverá espetáculo pirotéctino antes da meia noite.

As festividades terminam no dia 15 com a celebração do Dia da Assunção de Nossa Senhora.

Por último, saliente-se que estas festividades estão a ser as mais atribuladas de sempre, o que, segundo nos apercebemos, tem estado a causar algum mal estar na comunidade piscatória e na paróquia.

Al-Fachar